Atelier Fontana

Oi gurias!!

Hoje o que tenho pra vocês é uma super dica de filme para quem gosta de moda!

hqdefault.jpg

Filme: Atelier Fontana

Sinopse: Baseada numa história real, a minissérie conta a saga de três irmãs Micol, Zoe e Giov que revolucionaram a moda na Itália dos anos 40. As três abrem um Ateliê que mais tarde se torna o preferido entre as atrizes hollywoodianas. Começando de maneira simples, mas já com uma cabeça bem arrojada, elas enfrentam muitas barreiras e não desistem do maior sonho de ter o próprio atelier. As irmãs Fontana, nos deixam uma lição de vida.

Aqui eu deixo um breve resumo da história das irmãs Fontana

“… Conta-se que Zoe, a mais velha das irmãs Fontana, fez as malas, aos 20 anos, para tentar a sorte em uma cidade grande. Da pequena Traversetolo, em Parma, teria pegado um trem, ao acaso, deixando a sorte decidir qual seria seu destino… O trem em que Zoe embarcou levava à Roma…

… Antes, porém, de ir para a capital e criar a primeira casa de moda de Roma para vestir princesas e estrelas de Holywood, Zoe, Micol e Giovanna circularam pelos melhores ateliês de Milão e Paris, durante os anos 30. Nesse período, elas estudaram e trabalharam entre as sartorias de Nicola Zecca, Aurora Battilocchi e a prestigiosa maison de Coco Chanel…

… Mas foi somente em 1943 que as Fontana se encontraram em Roma para montar um ateliê…

… As Fontana começaram bem os anos 50, sendo escolhidas para desenhar os uniformes das comissárias dos DC-4 da Alitalia, com uma sequência de uniformes de diversas empresas e das recepcionistas italianas nas Nações Unidas. Até essa época, as estrelas de Holywood eram vestidas exclusivamente pelos magos do figurino Edith Head e Travis Banton. Página virada, tornou-se símbolo de status a Roma viva e alegre, com as Fontana a quem confiar os figurinos de Ava Garder em A condessa descalça (1954), O sol também se levanta (1957) e Hora final (1959)…

… As irmãs Fontana fizeram história em um tempo em que não existia o prêt-à-porter, e todos os modelos eram feitos sob medida. Significava que, cada vez que alguma estrela de cinema queria um vestido de gala, de noiva ou enxoval, ia pessoalmente bater à porta do ateliê, na Piazza di Spagna. E não era somente gente de Holywood, mas do jet set internacional, aristocratas e filhas de presidentes…

… Nos anos 60, as Fontana adotaram o prêt-à-porter. Até os anos 70, suas criações penderiam cada vez mais para as linhas tubulares. Antes que a morte de Giovanna, em 2004, encerrasse a carreira criativa das irmãs (Zoe morreu em 1979), ela e Micol foram convidadas, em 2000, para desenhar o uniforme da primeira turma de cadetes mulheres da aeronáutica italiana, como expressão da consideração do país por seu trabalho.

Hoje em dia, a sra. Micol ensina, pessoalmente, diversos estudantes de moda que procuram os cursos oferecidos pela Fundação…”

Fonte: (Solange Cavalcante, de Roma, especial para o iG Moda)

Para quem quiser ver a reportagem completa feita com a sra. Micol Fontana, click no link acima e tenha uma leitura inspiradora.

bj

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s